sexta-feira, 11 de junho de 2021

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE MACAU

 


HISTORICO DA LINHA: O ramal de Macau foi aberto em 1918, chegando até Pedro Avelino, com apenas 28 km. Em 1950 foi prolongado até Afonso Bezerra. Finalmente chegou a Macau, nos anos 1960. Jamais foi desativado oficialmente, mas está sem tráfego de trens desde praticamente que a CFN assumiu o trecho em 1997.

 

A ESTAÇÃO: A estação de Macau foi inaugurada em 23 DE ABRIL DE 1962 1962 quando do prolongamento do ramal entre Afonso Bezerra e Macau. Era ponta de linha do ramal do mesmo nome.

Pelas fotos, parece estar em uma região mais isolada: como o ramal e a estação foram construídos nos anos 1960, a linha deve ter sido colocada nos limites da então zona urbana, como era esperado. Também (não conheço o local, ou a cidade) deve estar próxima ao porto, onde haveria ramais que o alcançariam.

Em setembro de 1979 ainda eram reportados trens entre Natal e Macau. Em 1997, acabaram.

Em 2005, anunciava-se na imprensa de Mossoró que "o prédio da antiga estação da vai dar lugar a um projeto cultural. A iniciativa é do secretário municipal João Eudes, (...) um projeto que consiste na instalação da primeira livraria de Macau, onde funcionou a estação de trem que está com suas estruturas corroídas pela falta de utilidade. A estação está localizada próximo ao conjunto Arnóbio Abreu, no bairro Porto de São Pedro. De acordo com o projeto, além de livraria o local contará com equipamentos para reprodução xerográfica, internet, café concerto, saraus e recitais para toda a população. Com um número superior a 3 mil alunos e 800 professores nas redes de ensino e quantidade expressiva de escritores com publicações reconhecidas em todo o Rio Grande do Norte, surpreende o fato de não existir uma livraria e uma editora no município de Macau" (O Mossoroense, 17/1/2005).

A estação estava desativada e fechada em janeiro de 2012, mas ainda com trilhos. Em 2020, já havia sido reformada e pertencia à prefeitura da cidade.

FONTE – ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
SUAS CRÍTICAS DESTRUTIVAS FORAM DE SUA IMPORTÂNCIA PARA O CRESCIMENTO DO PORTAL TERRAS POTIGUARES, ATUALMENTE COM 40 PÁGINAS PRINCIPAIS E MAIS DE DOIS MIL LINKS

Arquivo do blog

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE MACAU

  HISTORICO DA LINHA:  O ramal de Macau foi aberto em 1918, chegando até Pedro Avelino, com apenas 28 km. Em 1950 foi prolonga...